24
set
14

Seja bem vindo!

9 dias atrás eu estava chegando na IDIOM, em Bangalore, para ser trainee. Hoje eu conheci o primeiro ministro Indiano.

Quando eu cheguei aqui, eu vi o quão caótico e frenético Bangalore é, apesar de morar no Rio de Janeiro que é bagunçado, caótico, entupido de engarrafamentos e muito quente – mesmo assim – Bangalore me surpreendeu.

No escritório as pessoas perguntavam “E ai, o que tá achando de Bangalore?” seguido de um “Bem vindo a India” após darem risadas do novato leitinho com pêra e ovomaltino geladinho na geladeira falando de como achava Bangalore caótica.

A medida que fui conhecendo um pouco dos projetos passados/atuais da IDIOM fui tomando ciência da complexidade e dos prazos apertadíssimos que eles lidam aqui. Um deles, o Food Park, com um deadline de 9 dias e eles nem sequer haviam começado ainda, o que rendeu mais um “Bem vindo a India” ao notarem me expressão de “WTF?!” ao ver o que precisava ser feito/deadline. Fizeram o BRANDING E TODA A COMUNICAÇÃO VISUAL de um projeto que envolverá a India inteira em 9 fucking dias.

Fui bem vindo 2 vezes em 2 dias. Hoje foi o terceiro “Bem vindo” que recebi.

Durante o dia estive em Tumkur, atendendo a cerimônia de abertura do complexo chamado Food Park. Um dos projetos mais ambiciosos em termo de escala e supply chain/value que já vi. A idéia é um espaço imenso (100 acres aproximadamente) aonde irá se plantar, colher, selecionar, processar, embalar, produzir e vender alimentos de todo tipo para a India INTEIRA. Vale lembrar que a India “inteira” é um mercado potencial de 1.6 bilhões de habitantes. Isso são 8 “Brazis” de população. Qualquer projeto que tenha a India inteira como escala é algo megalomaníaco, no mínimo, de se conceber.

O primeiro ministro Indiano atendeu a cerimônia e demonstrou ser um excelente orador. Apesar de não falar inglês, pude perceber pela reação das pessoas a minha volta. Muitas deram risadas. Ele pareceu ser um orador bem humorado. Não lembro quando foi a última vez que ri vendo um discurso de algum político brasileiro. Percebi que por detrás de todo protocolo de um chefe de estado, existia espaço para um pouco de descontração e bom humor.

Hoje tive uma oportunidade única. Pude experimentar em primeira mão um pouco de como é a política na India e seus protocolos e rituais.

Sobre o food park, somente tempo e trabalho duro irão dizer o quanto ele irá impactar a vida de bilhões de Indianos. Irei com certeza acompanhar este empreendimento de escala inédita na India.

Eu estou aqui fazem 9 dias. Esses 9 dias fizeram o gentil favor de me lembrar de como o mundo é imenso, os desafios são enormes, mas as oportunidades, ah! Essas sim são infinitas!

Bem vindo a India! =)

0 Responses to “Seja bem vindo!”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


