09
abr
11

Manual de ID Visual?

Mais um post sobre design, mas esse será sério e sem revoltas.

Ultimamente foi pedido que eu desenvolvesse banners (cartazes de 1×1,3 m) para fins de propaganda e promoção de uma empresa. Após criar mais de 26 banners distintos percebi que criatividade sem objetivo não funciona muito bem.

O processo criativo é algo exaustivo e metódico (para mim). Sempre que algo é pedido, costumo levantar uma gama de perguntas acerca daquele pedido (o famoso briefing), de praxe. Acontece que quando não temos um briefing, como proceder? Quando a única diretriz dada é “seja criativo”.

Quando se pedem para trabalhar uma logomarca, gerar propagandas, promoção da marca e não se tem um manual de identidade visual. Apenas um “.cdr” com a logo vetorizada. E ai?

Gostaria que as empresas, até as pequenas entendessem a importância de que uma gestão de marca e o cuidado em padronizar e pensar em todas as aplicações de sua logomarca são passos essenciais.

Unidade visual trás uma padronização da aplicação de sua logomarca, consequentemente reforçando a aplicação da mesma, tornando fácil de ser reconhecida, assimilada e efetivamente promovida.

Imagina se a cada ano a Coca-Cola mudasse suas cores e tipografia? Se a Apple colocasse uma fruta diferente a cada 2 anos para ser seu logotipo? Além de causar custos enormes, destruiria com sua identidade e daria a impressão de que estaríamos consumindo um produto diferente a cada ano e não da mesma empresa.

Obviamente usei exemplos radicais, mas quando não se possui um manual de ID visual e sua logomarca foi gerada em “uma tarde” pois seu priminho sabia mexer no Coréu Drau, isso fatalmente ocorrerá. Pois é impossível saber o que seu priminho pensou ao projetar sua logomarca e guardar “de cabeça” tudo dito por ele sem que haja uma documentação. “Olha sua logomarca não funcionará com fundos branco, amarelo, vermelho ou roxo.” “Ok, lembrarei disso!” Daqui a um mês ele nem lembrará o que almoçou semana passada.

Essa importância básica é uma das diversas outras que o manual de ID visual cobre. Sem contar que caso seu atual designer morra atropelado na rua, você ao contratar um novo designer precisa que ele mantenha o trabalho anterior. Sem o manual, você praticamente torna esse trabalho impossível. “Basta usar o bom senso, veja ai os trabalhos passados e usa o bom senso ai.” Claro! Pois além de tudo somos adivinhas e temos uma matéria na faculdade que se chama “Processos criativos inversos I”, aonde ao olhar um trabalho pronto conseguimos acertar com precisão os “por quês” de todos os componentes ali presentes.

Teremos diversas “agências” que são pagas para fazer sua logomarca, que irão te entregar apenas um PSD e um CDR com vetores e dirão “Serviço feito!”

Infelizmente são muitas e algumas até acabam ficando “famosas”. Não quer dizer que o trabalho gerado sem manual será de má qualidade, agora ele pode perder e muito a qualidade quando não se tem diretrizes ou nenhuma informação a seu respeito.

Isso é quase certo – uma empresa que pretende crescer e ficar forte em seu segmento não vai muito longe sem uma identidade forte e coesa.

Anúncios

0 Responses to “Manual de ID Visual?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


%d blogueiros gostam disto: