23
fev
10

Grande Bosta Brasil

Noite de eliminação! Quem tá no paredão?! Panqueca, Sandrinha e Fulano! Ai meu deus, qual deles irá ser eliminado?!?! Ai ai ai! Irei ligar umas 4000000000 mil vezes, mandar 300000000 SMS, quero muito que a Sandrinha saia “pusque” ela é falsa e boba! Não gosto dela! Hmpf!

O relatado acima, por mais fictício que seja é baseado em uma realidade. Aliás, reality show como gostam de chamar. Seus diversos formatos, desde os mais elaborados como “No Limite” onde tem provas e testes até os mais porcos como o Big Brother onde se joga todo mundo dentro da casa e…segue-se um roteiro pré-estabelecido? Ou é tudo muito “real” mesmo, eles deixam o jogo seguir conforme o fluxo? Não sei…

É comum as pessoas dizerem que BBB é uma forma de entretenimento qualquer, mas é difícil classificar um programa tão porcaria como entretenimento. O programa não oferece nada de especial, apenas pessoas numa jaula gigante interagindo de maneira comum. Desde quando entretenimento é ver um cara dizendo que só homossexual que pega AIDS em cadeia nacional? (Nessa edição atual do BBB, um pateta lá falou isso, não me perguntem o nome pois não perderia tempo pesquisando quem foi)

Queria saber quais são os aspectos que o BBB oferece, qualidades ou qualquer coisa que possa classificá-lo como entretenimento. Essa espécie de voyerismo social me assusta, ao ver quão mobilizado o público fica com programas assim. Toda noite de eliminação a globo recebe milhões de telefonemas/SMS/votos pela internet, demonstrando que tem MUITA gente do Brasil ligada nessa porra. Isso de certa forma me assusta, pois ou eu que sou o doente que não percebo a obra prima da modernidade em termos de entretenimento, ou…melhor deixar a segunda opção para os leitores.

Se eu pudesse eliminaria o Pedro Bial. O cara que fez tratamento para amarelar os dentes e não tem o menor carisma. Além de ser da linha do Dadinho Dolabella, adora espancar uma mulher. Eu adoraria entrar no BBB e ao vivo dizer “Bial morra seu boca de lixo!” ou algo do gênero. Rídiculo eu sei, mas tem gente que vê BBB, então eu tenho todo o direito de desejar algo insensato.

A globo tem uma origem podre e uma história também, isso muitos desconhecem, já fiz um post aqui sobre um documentário bem tchap-tchura a respeito da história da globo, feito pela BBC de londres. Logicamente que Roberto Marinho comprou todos os direitos de exibição deste documentário no Brasil, portanto ele nunca chegou nas televisões tupiniquins.

Diferente da televisão a internet é um meio livre onde podemos assistir programas feito esses. Quem quiser neste post, falo e disponibilizo um link com o vídeo em stream -> aqui <- bem interessante.

Enfim, ainda fico sem entender como programas feito o BBB atingem um mercado tão imenso, seria essa vontade de vigiar a vida alheia tão grande assim? O público desse tipo de produto não nos deixa imaginar outra coisa. Não estou dizendo que TUDO deve ser educativo, assistir besteiras de vez em quando é legal, mas putz, BBB está além disso. Até Zorra Total, que é uma porcaria sem tamanho, oferece algum tipo de “qualidade específica” que é um humor entupido de bordões e situações repetidas. Até isso!

BBB oferece…fofoca? Pegação? Pedro Bial? Realismo…desisto! Não consigo. Provavelmente existem estudos que explicam o quão profundo BBB é. Deixo minhas humildes “sou ignorante quanto a isso”…

5 Responses to “Grande Bosta Brasil”


  1. 1 suelennunes
    fevereiro 24, 2010 às 9:11 am

    Eu acho que o BBB tem duas características que fazem o público gostar tanto. Uma é que ele mostra, fala da vida dos outros, e eu chuto que 99% das pessoas do mundo gostam de saber da vida dos outros. Ainda que possa soar muito injusto isso, as pessoas gostam de julgar, emitir opinião. Veja o caso de redes sociais como o Orkut, ou até mesmo a sede das pessoas por livros, filmes, desenhos, seriados. Tudo isso envolve, de uma forma ou de outra, um tipo de narrativa, que por sua vez envolve personalidades, e o Big Brother não é diferente. O BBB vende personalidades para você julgar.
    A outra característica é que o BBB permite interatividade, do tipo “você pode fazer parte da decisão de quem vai sair ou não”. É o poder de influenciar aquela história, e nisso eu poderia fazer uma comparação com os jogos, talvez.

  2. 2 suelennunes
    fevereiro 24, 2010 às 9:14 am

    Sobre se é um programa bom ou não… eu particularmente prefiro outras formas de entreternimento. Outros programas de TV mais interessantes ou mesmo livros, filmes, séries, desenhos. Até porque acho que muita coisa ali não é real, e isso é sujeira com quem tá assistindo. Eu vejo de vez em quando, mas definitivamente não indico.

  3. fevereiro 24, 2010 às 11:59 am

    Coloquei o meus óculos novíssimo, fiz uma cara-de-quem-tem-conteúdo e perguntei pra minha mãe o que é que ela gosta no Big Brother Brasil. Ela já começou como que a se excusar, dizendo que sabia que era tudo uma grande besteira mas que ela gostava mesmo assim.
    Numa rodinha de “intelectuais” pega mal você dizer que assiste ao BBB, é melhor dizer que viu um filme do Godard, num é?
    Mas, como você disse, “assistir besteira de vez em quando é legal”. Talvez o entretenimento não tenha nenhuma relação necessária com o “pensamento profundo”. É possível aliar os dois, mas um independe do outro. Sendo assim, o programa é uma forma de buscar prazer como milhares de outras que existem ou estão pra ser inventadas.
    Moral da estória: Cada um sente prazer da forma como lhe apraz. (redundância enfática com voz de Zé do caixão)

    Abração!

  4. 5 leo
    março 17, 2010 às 1:20 pm

    É ISSO AI . ESSA GLOBO GANAH MINLHOES NUMA NOITE DOS OTÁRIOS QUE FICAM LIGANDO !


Deixe um comentário

Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


