12
fev
10

Crença Astrológica

Olá amigos e Arrudas. Pois é, ele se entregou! Será que o nosso gosto por justiça será abafado pelo carnaval? Afinal quem se entregaria nas vésperas do carnaval, especialmente sendo brasileiro? E agora? Como fica o caso Arruda? Para tudo! Carnaval! Quando voltar nós (a justiça e seus orgãos) pensamos nisso…olê olê olá! Ihul! \o/

Quem aqui ao abrir um jornaleco desses da vida nunca parou na seção “horóscopo” e leu as previsões do dia? Lua em saturno com um tiquinho de brilho proveniente de marte – “Sua vida irá mudar! O trabalho poderá trazer novidades. Siga o fluxo e apenas deixe as mudanças acontecerem. Cautela nas relações pessoais – você poderá estar mais sensível do que imagina e acabará se ferindo.” Quem nunca se deparou com textinhos feito esse, referente ao seu signo? Eu acabei de inventar essa porcaria e o mais legal é que ela soa como um horóscopo de jornaleco. Incrível não?

Primeiramente deixar claro que Astrologia é uma pseudo-ciência – ou seja – ela não possui uma metodologia afim de que suas conclusões e objetos de estudo possam ser evidenciados/demonstrados como nas ciências. Ela possui toda uma parte matemática, cálculos, ângulos e etc para se criar um mapa astral, mas as conclusões trazidos por tais cálculos não se sustentam. Dizer que movimento de planetas quando alinhados de certo modo afetam o humor de certas pessoas regidas por alguns “signos” é um tanto quanto…ridículo? Ok, não irei colocar assim – improvável. Ok, melhorou?

Curioso que existem apenas 12 signos para todos do mundo. Você tem seu signo e aquele horóscopo é uma previsão feita para TODOS com aqueles signos. É tão engraçado que em umas 3-4 linhas têm-se a previsão para todos os seres do mundo naquele dia. “Awww mas não é assim! Você está levando ao pé da letra!” Pois é! Com esse argumento jamais então conseguiremos acertar a astrologia em cheio. Afinal ela sabe que não é capaz de prever com precisão. Sabe? Estou supondo isso, espero que astrólogos possuam essa posição a respeito de sua pseudo-ciência(?)

Irei ilustrar de maneira não muito satisfatória (eu sei, eu sei), mas no mínimo curiosa como a astrologia “acerta” as coisas no senso comum. O vídeo abaixo foi feito em uma sala de universidade. Atentai – o vídeo não prova que astrologia é falsa nem nada, apenas demonstra que possivelmente seus “acertos” e “previsões” são tão genéricos que podemos nos enganar facilmente.

Reparem na risada de espanto do pessoal ao notar que “os acertos tão pessoais” eram os mesmos para todos. Reparem também na colocação do estudante, aparentemente meio revoltado, que esse teste não prova nada e nem desclassifica a astrologia (como se prova uma negativa?). Nisso eu concordo, esse vídeo não é um estudo científico é apenas um teste simples, feito rapidamente afim de demonstrar um ponto.

Assim como a astrologia, existem outras diversas “coisas” (algumas nem pseudo-ciências podem ser chamadas) que afirmam prever, remediar, curar e salvar. Tarot, cartinhas que retiradas aleatoriamente (não! Existem forças comandando aquelas cartas ali. Nada é aleatório!) dizem coisas sobre você e seu futuro/passado.

Sinceramente essas e outras diversas áreas “místicas” são uma bela fonte de renda. Aguçam a curiosidade popular e prometem respostas acerca do futuro – quem não quer? Quem não gostaria de achar que prêve o futuro e pode controlar sua vida? Se eu sei de ante-mão o fruto de minhas escolhas seria muito mais fácil não é?

Rolar dados já perdeu a graça. Agora pagando-se 50 reais a consulta, mamãe Pombinha diz para você quanto tu vai tirar nos dados. Que sem graça…

Irei falar mais desses misticismos. Em breve…

Anúncios

5 Responses to “Crença Astrológica”


  1. 1 Raphaela S.
    fevereiro 13, 2010 às 4:07 pm

    Pq vc fala tão mal de Jesus Cristo….o homem que deu a vida para nos salvar?! Vc deveria parar para refletir e perceber, como Deus/Jesus está presente em tudso que te cerca?! Tudo que acontece na sua via tem um propósito, ou uma razão divina…é o destino que escreve e traça o percurso da sua vida…

  2. fevereiro 14, 2010 às 11:33 am

    Gostei véio, bem interessante esse teste!

  3. fevereiro 18, 2010 às 8:56 pm

    A mocinha ficou nervosa, mas não vi qualquer menção a Cristo no texto. E me espanta um cristão — o mesmo que acredita que Deus deu aos homens livre arbítrio — acredite em destino, em uma rota pré-traçada para todos. Isso não é livre arbítrio. Parece mais coisa do tinhoso. 😛

    mas crentes em geral são contraditórios mesmo…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


%d blogueiros gostam disto: