11
nov
09

Último a sair? Apague a luz!

Bem como muito sabido ontem tivemos um belo de um blecaute, o vulgo “apagão”. Faltou energia em DIVERSOS estados, municípios e cidades. Dentre eles Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Dai ontem, ouvindo pelo celular-rádio da minha irmã (santa tecnologia) soubemos que foi um problema na nossa querida Binacional – Itaipu. Aquela mesma, que fica lá nos cafundós, gerando cerca de 20% aproximadamente de toda energia consumida no país. Pior pros paraguaios que tem quase 90% de seu consumo abastecido pela Itaipu.

Pois bem o apagão deu início aqui em Niterói por volta das 22:00 horas e perdurou até 00:45 aproximadamente. Quase 2 horas sem luz (aqui em Niterói/Icaraí em outros lugares durou bem mais). Pelo que ouvi na rádio Band o Rio de Janeiro foi um dos estados mais afetados, tendo quase em sua totalidade o corte do abastecimento de energia.

Até ai a merda é ficar sem luz no calor infernal que tem feito, alimentos estragarem na geladeira, comerciantes (os que infelizmente não tem condição de comprar um gerador) terem prejuízos. Normal. A Ampla (empresa do Rio responsável por nossa distribuição de energia, precisamente 73% do estado) já era responsável por esses pequenos prejuízos antes. Agora eles podiam apontar o dedo pra bem longe e dizer “Ei! Não fomos nós! Agora foi culpa da Itaipu!” E eles teriam razão se o fizessem (dessa vez passou hein!).

O que aconteceu?

O Ministro da Justiça Tarso Genro em uma declaração acerca do ocorrido ontem disse que o episódio foi apenas um “…microincidente dentro de conquistas extraordinárias que o Brasil teve durante sete anos na produção de energia.

Pois bem. Microincidente? 18 estados foram afetados pelo apagão. Claro que se repararmos na frase dele “…dentro de conquistas extraordinárias que o Brasil teve…” entenderemos a comparação! Se compararmos isso com conquistas enormes será um microincidente. Aham, claro! Bela estratégia pegar um evento negativo e jogá-lo em meio de supostas conquistas super positivas para fazê-lo parecer imbecil e sem importância. Que porra de frase ridícula foi essa Tarso?

18 estados (repito!) foram afetados e ficaram sem luz por 2 horas e quase 3-4 horas em alguns lugares. Microincidente?

Ele vai além dizendo que a oposição está equivocada, comparando esse “tropeção” (que tropeço! Afetou 18 estados e durou 2-4 horas quase, repito!) com o ocorrido em 1999 (onde quase 70% do Brasil ficou sem luz). Ok, não estou tomando posição da oposição, mas isso tenho de concordar com ela. Foi um evento de proporções grandes e muito sérias. Chamar de tropeção ou microincidente é no mínimo, ridículo e idiota.

O que REALMENTE aconteceu?

Tirando declarações fantasiosas e propagandistas como a de Tarso (deixa claro o marketing das “conquistas” explícito, só faltava aproveitar a coletiva sobre o apagão pra falar do Pré-Sal também). De acordo com o Diretor Geral da Itaipu Jorge Samek, algum fator “meteorológico” teria causado a queda de linhas de transmissão e sua interrupção. Ele levantou a hipótese de ventos fortes terem afetados algumas dessas linhas (que são quase 1000 kilomêtros de extensão). O diretor também afirmou que os problemas foram das linhas e não da Itaipu. Em uma declaração dada ao globo ele disse ter sentido um certo “desespero” quando viu o problema (link da declaração na íntegra aqui).

O que me impressionou foi a falta de “plano B” na infra-estrutura dessa transmissão de energia. Se alguém na má fé, pegasse um trecho dentro desses 1000 kilômetros e explodisse umas 3 linhas de transmissão seguidas? Ficaríamos como? Posso estar enganado e espero estar. Não posso realmente pensar que nosso sistema de abastecimento é tão frágil assim. No mais estou sendo ignorante ao falar isso (assim espero veemente!)

Bem, apesar do título cretino (foi muito sem graça) pessoal entenderá de cara que é sobre o apagão de ontem. Se comecei com um título cretino irei terminar com uma piada pior ainda –

Madonna ficou no escuro neste apagão? Não! Sabe por que? Ela tem o Jesus LUZ.

Câmbio e desligo.

Anúncios

2 Responses to “Último a sair? Apague a luz!”


  1. 1 Dedo
    novembro 12, 2009 às 1:35 pm

    O mundo é construído sempre considerando que ninguém agirá de má fé. Não é apenas nosso sistema de distribuição de energia que é assim. Um dia alguém decidiu raptar um avião e usá-lo como arma. Foi fácil como nunca se imaginou. Se alguém decidir explodir um hospital, não haverá nenhum plano B preparado. Se alguém resolver alugar um barco e explodir a ponte, não haverá um plano B… Vivemos sempre contanto que ninguém agirá de má fé.

  2. 2 Felipe
    novembro 12, 2009 às 11:04 pm

    Olha primo, se eu não te conhecesse, diria que sua fala é a mesma de quem quer que o exército ocupe a cidade.
    Fora isso, conheço diversas instituições e pessoas que estão contando com o fato de que existe a ação de má fé. Por isso, elas contratam seguranças, se armam, criam leis que dificultam a imigração e aconselham-nos para que não falemos com estranhos ou andemos sós à noite.

    Não entendi nada, ainda bem que te conheço…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


%d blogueiros gostam disto: