08
nov
09

ENADE – Delícia de prova!

Oooooooooooooi pessoal! Calma, não é uma propaganda da operadora de telefonia não. É apenas uma saudação diferente. Ontem não atualizei devido a falta de empenho para ficar na frente do PC com tamanho calor infernal. Tá um nojo o clima do Rio de Janeiro esses últimos dias. Nojo para se produzir qualquer coisa, mas para pegar uma piscina/praia não (logicamente).

ENADE é um sistema que o nosso querido MEC (Ministério da Educação e Cultura) criou afim de avaliar o “ensino superior” no Brasil. Essa idéia jogada assim, sem pormenores, é linda e deve emocionar a todos nós quando lemos. Brasil se preocupando com a educação de seus rebentos! Ó pátria querida!

Como o ENADE acontece?

Agora é a parte crocante. O ENADE é obrigatório. Sim, se o aluno não comparecer não pode retirar seu diploma. O que? Má como?! Exatamente! O governo te obriga a prestar um exame que só serve para ele (se é que tem alguma utilidade prática essa porcaria, além de gastar uma grana violenta do contribuinte). Caso você não preste o exame você não pode retirar o seu querido diploma. Pois é.

Qual razão do ENADE ser um lixo?

Simples. Ninguém escalado pelo ENADE fica feliz com a notícia. Os afortunados irão fazer prova perto de casa. Os mais azarados, como uma colega minha da faculdade que terá de sair de Piratininga – Niterói e ir para Engenho de Dentro. Um trajeto de uns 40km para realizar a prova. Um outro estudante que vi em uma reportagem da folha de São Paulo foi escalado para um local a mais de 60km de casa quase. Fica a pergunta – “Porra, qual a razão deles não colocarem as pessoas para realizar a prova de acordo com as infos de endereço que eles tem de cada um?” A resposta? POIS O CRITÉRIO DE ALOCAÇÃO DA PROVA DO ENADE É POR ORDEM ALFABÉTICA! Afinal o MEC não tem recursos para fazer uma seleção mais criteriosa e precisa. Ia dar muito trabalho. Que nada.

Fui escolhido! Não quero ir! É muito longe! O que faço?

Chore. É o único conselho que dou. Ai segue o “FAQ” do ENADE -> aqui <- ai encontrarão as respostas oficiais dessa porra de exame ridículo.

Sabe por qual razão é ridículo? Pois muitas pessoas indignadas ao serem escolhidas para prestar tal exame (80% delas, certamente) vão sem a menor vontade. Logo fazem a prova de qualquer jeito e muitas vezes anulam elas. Deixando elas em branco. Dai o nosso MEC em sua infinita sabedoria avaliará os cursos com base nessas provas feitas sob essas condições. Qual a precisão desse exame? Qual a porcaria que ele pretende provar? Nada. É muito óbvio que essa avaliação é ineficiente do jeito que é feita. Não é possível que os “especialistas” do governo só tenham esse tipo de avaliação como opção. Incrível.

Segue abaixo frases especiais  sobre o ENADE.

É bom. Estimula os intelecto e dá inteligência pus aluno do Básil!” – Lula sobre o ENADE

ENA…? Que?! ENA…onde?!” – Ministro da Educação, sobre o ENADE.

É bom. Eu gosto. Apresenta conteúdo paradoxal de forma simples e concreta. Por favor, sem ortodoxos!” – Funcionário da INEP, responsável pela seleção por ordem alfabética.

Fico por aqui. To com meia pressa. Abraços a todos e bom ENADE!

Anúncios

3 Responses to “ENADE – Delícia de prova!”


  1. novembro 8, 2009 às 1:08 pm

    Sorte minha que num fui chamado!
    E espero terminar antes de haver outro.
    o ENADE fede Delmo
    =]
    abraço

  2. 2 Dedo
    novembro 9, 2009 às 5:01 pm

    Existe uma série de maneiras de criticar o Enade… Você usou alguns dos mais pequenos e inuteis argumentos… Seu post nao deveria ter sido um post, e sim um “aterro sanitario”

  3. novembro 9, 2009 às 11:40 pm

    Pois então enriqueça o seu comentário com as razões “úteis” e “grandes” acerca do assunto. =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


%d blogueiros gostam disto: