14
out
09

Darwin Versus Deus

Apesar do título chamativo e sugestivo, esse post nada mais do que irá falar um pouco de Criacionismo (ou design inteligente, sua mais nova roupagem) Versus Evolucionismo. Sei que estou topando num assunto deveras polêmico e cheio de brigas.

Bem a maioria das pessoas sabem do que se trata o Evolucionismo, seleção natural de Darwin. Conceito amplamente difundido (nem sempre corretamente) em aulas de biologia do ensino médio. Não irei entrar em detalhes o que são as teorias de Darwin. Só quero ressaltar que Darwin NÃO dizia que o homem veio do macaco e que as coisas complexas existentes em organismos NÃO eram geradas ao acaso, como algumas pessoas entendem. Tendo isso dito, falarei um pouco do Design Inteligente. Bem o Design inteligente procura justificar que todas as coisas foram criadas do jeito que já conhecemos. Um criador inteligente (e teria que ser no mínimo SUPER COMPLEXO) gerou tudo o que conhecemos. Devo assumir que a teoria da evolução das espécies de Darwin foi um golpe forte nos criacionistas. Onde tudo era “Um criador inteligente (Deus)” virou seleção natural/evolução.

Ainda sim, mesmo com o estudo de Darwin é usual encontrarmos o termo “O Deus das Lacunas”. Deus das lacunas devido a algumas lacunas deixadas pelo darwinismo (que de acordo com Dawkins, estão diminuindo com o passar do tempo, possivelmente chegando a um ponto onde Deus já não teria mais espaço). Logicamente os teologistas mais incisivos juntamente com alguns outros cientistas estão atrás de furos da teoria de Darwin. Um argumento muito comum e creio que ainda não 100% refutado é o princípio da Irredutibilidade. Orgãos super complexos que sem uma estrutura que os compõem perdem sua utilidade. Em outras palavras, orgãos que possuem uma função devido a sua complexidade, portanto de acordo com Darwin, tais orgãos passaram por um processo gradativo até atingir tal complexidade. O design inteligente, afirma que um “meio” olho ou uma “meia” asa não teriam função alguma se não completas como as conhecemos.

Bem em “A Escalada do monte improvável” Dawkins faz uma parábola de uma montanha. Um lado é íngreme e super difícil de escalar, porém o caminho até o topo é menor. O outro lado é mais ameno, mas tortuoso levando bem mais tempo para se atingir o topo. Dawkins brinca dizendo que os criacionistas tendem a pensar num salto do pé da montanha até o topo, enquanto o darwinismo pega o lado tortuoso e lento. Neste mesmo livro temos 2 capítulos inteiros (um para cada) explicando como um “meio” olho era possível e uma “meia” asa também.

Entrarei em mais detalhes sobre Darwinismo a medida que aprender mais sobre. Darwin afirmou, (não com essas palavras) que seu estudo iria ruir se conseguissem achar e provar um organismo/orgão/estrutura que não tenha sido sujeito a gradativa mudança/evolução. Bem todos os encontrados até hoje não foram fortes o bastante para sobreviver a análise científica. Mesmo os sem “resposta” científica não excluem totalmente a hipótese da evolução progressiva (caso contrário, já teríamos teólogos afoitos e notícias nos jornais dizendo “E Darwin estava enganado!”)

É. Darwin continua firme e forte.

Obs: Deixei em aberto, pretendo voltar a esse assunto em breve!

Anúncios

1 Response to “Darwin Versus Deus”


  1. 1 rodrigo cesar
    outubro 14, 2009 às 6:59 pm

    belissimo texto …darwin nao so esta firme e forte como tambem esta cada vez mais influente tenhu um sobrinho de dez anos que me perguntou por que nao vou a igreja…tentei explicar mais ou menos na linguagen dele a ideia de darwin e pude ver nos seus olhos uma curisiodade sobre o assunto ….hoje ele tem doze anos e ja tem autoridade pra dizer a todos que nao acredita no evolucionismo…e uma pena as escolas ensinarem darwin de forma fantasiosa…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


%d blogueiros gostam disto: