02
out
09

Um banco, dois universos.

Eram dois amigos. Voltavam da praia. Um religioso e o outro meio indefinido, descrente. Um poucos cansadas, resolveram sentar em um banco do calçadão e olhar o mar, montanhas e suas paisagens naturais…

– Cara, já parou pra pensar quem criou isso tudo? Putz é tudo muito lindo…

-Pow, foi Deus cara. Ele fez a terra, os animais, as plantas, as montanhas, tudo isso ai…

-Deus? Poxa, não acha que é uma explicação muito simples pra isso?

-Nada! Que isso, parece até que não conhece Deus. Ele é o criador de tudo.

-Hmmmm, isso seria aquilo…pessoal chama, esqueci o nome…

-Criacionismo?

-Isso! Não é?

-É sim.

-Cara, pense bem, Deus criou tudo? Universo, o que existiu antes do universo, tudo, tudo mesmo, certo?

-Isso.

-E quem criou Deus?

-Deus não foi “criado”. Ele é eterno. Sempre existiu.

-Já ouviu falar de Darwin? A origem das espécies, todo seu estudo de seleção natural e teorias da evolução?

-Mais ou menos, não concordo com esse papo que o “homem veio do macaco…”

-Cara, o homem não veio do macaco! Darwin não disse isso. Ele disse que lá atrás, tivemos um ancestral em comum, que originou espécies diferentes através de processos gradativos da evolução. Não viemos “do macaco”.

-Hmmm, entendi. Mais ainda sim discordo. Deus nos criou exatamente como somos. Assim como os macacos.

-Ok, ok. Mas voltando a idéia de Deus criar tudo. Um dos princípios do evolucionismo de Darwin, que possui inúmeras evidências é de que algo simples gera algo complexo. Uma célula, evoluiu e gerou algo complexo. Essa teoria do criacionismo, de Deus o criador de tudo, bate de frente com esse princípio de Darwin. Pois Deus, tem de ser algo extremamente complexo, para poder criar algo tão complexo como nosso Universo. Mas sei que vocês nem atribuem complexo ou simples a Deus né?

-Sim, ele a meu ver, seria complexo. Afinal ele é onipresente, onisciente e onipotente. Origem de tudo.

-Então, que entidade simples, teria originado Deus? Essa idéia de eterno não explica muito e impõe muitas barreiras para a tentativa de um esclarecimento…

-Cara, ele é eterno e pronto. Não sei te explicar esse conceito de eternidade.

-Hmmm, é eu também não consigo contestar isso. Realmente é um conceito bem complexo. Mas ainda sim, acho que Darwin apresentou soluções e teorias muito lógicas sobre a origem da vida e das espécies. Pelo menos em grande parte, ele não explica o comecinho de tudo, mas a partir desse começo ele explica o resto.

-Talvez sim. Mas acho que esse papo de evolução vai contra o que ta na biblia. La ta bem claro, Deus como criador de tudo.

-Bem se você parar pra pensa, a biblia foi escrita por pessoas. Nada de divino, nada de sobrenatural. Essas pessoas que escreveram a biblia podem errar, podem exagerar, podem inventar. Não acha?

-Ta dizendo que a biblia é mentirosa?

-Não. Mas gostaria que considerasse a possibilidade da mesma possuir fáctoides ou erros. Afinal, errar é humano não?

-Hmmmm. Sei lá, isso soa como heresia. Não me sinto confortável admitindo a possibilidade da biblia ser mentirosa.

-Eu não sei, mas não vejo assim. Acho que assim como na ciência, diversas teorias são derrubadas e novas são postas no lugar, não poderia o mesmo ocorrer na religião? Veja só, vcs se baseiam em um livro que foi escrito a mais de mil anos atrás, com conceitos e ideias morais da época e imutável. Se toda nossa moral fosse ser baseada na biblia, como você explica, por exemplo até século passado/retrasado escravidão era comum e moralmente aceito. Hoje em dia condenada em quase qualquer lugar do mundo? A sociedade muda seus conceitos e morais de tempos em tempos. Enquanto que a biblia não, ninguém adiciona capitulos ou versiculos a Biblia. Seria heresia. Não acha isso estranho?

-Cara, agora você me deu um nó. Não sei te explicar, realmente a sociedade muda mesmo nesse aspecto. Acho que usamos só a biblia como uma base moral mesmo. Eu pelo menos. Não sigo TUDO da biblia. Procuro apenas ter um cerne moral base de lá. Meio complicado, eu teria de conversar com um teologo sobre, fiquei na dúvida também.

-Bem, pense nisso, talvez ajude a esclarecer essa dúvida e quem sabe fazer sua crença possuir mais sentido. Ou não. São dois universos distintos. De um lado Deus, de outro não. É engraçado por desse jeito né?

-Hehehehehehe.

-Bom, vamos pegar o busão? Quero chegar em casa a tempo de dormir um pouco antes de sairmos de novo…

E os dois levantaram-se e pegaram o onibus no ponto. Mal trocaram uma palavra durante a viagem. Puseram-se a refletir sobre o assunto discorrido…

3 Responses to “Um banco, dois universos.”


  1. outubro 2, 2009 às 8:40 pm

    Fala delminho!
    bonito diálogo, mas alguém quase venceu aew
    hahahahaha
    abraços!

  2. 2 Felipe
    outubro 2, 2009 às 8:41 pm

    tá um espetáculo!
    abraços!

  3. outubro 5, 2009 às 10:18 am

    Aew Delmo,

    Adorei, mas é realmente difícil encontrar esse tipo de diálogo, sendo este tão racional e educado por parte dos dois lados.

    Espero que eu veja mais 😀

    Saiba que tem meu apoio.
    Aperto de mão!


Deixe um comentário

Aterro Sanitário

Lixo da Vez - Ronaldo o FENOMENO?!

Oi, queria agradecer ao espaço cedido pelo amigo e também entusiasta da copa, Bocadoogro.
Vocês sabem que eu sempre fui brasileiro desde que nasci no Brasil. Gosto muito do brasil e vou curtir muito assistir a copa do meu telão de cinema na minha casa lá na europa.

Mas vim aqui para um assunto mais importante. Essa palhaçada toda de protesto a respeito de usar dinheiro da copa para fazer hospital. Amigo, repito e disse, não se faz copa com hospital! Precisamos de estádio. Esse dinheiro que foi pro estádio não iria para hospital. Se não fosse pela copa o estádio nem o hospital existiria.

Vocês reclamam de hospital, não entendo! Sempre que fico gripado ou preciso de médico o Sírio-Libânes tá lá de boa. Não entendo essas reclamações. Neste ponto eu apoio meu amigo Pelé, grande sábio. Vamos esquecer essas bobeiras e focar na copa.

Grande abraço para vocês, do Ronaldinho Fenômeno.


